terça-feira, 24 de abril de 2012

Os perfis dos investidores da Bolsa de Valores

> Especuladores: Ganham com o vai-e-vem das cotações. O mais importante para eles é estar no controle dos movimentos. Em geral, são formados por grandes bancos ou grupo de grandes investidores, com capital o bastante para gerar esses movimentos. 
É um jogo de ganha-perde. Em geral eles ganham. 

> Grafistas: Tentam acompanhar e prever os movimentos dos tubarões através de gráficos e padrões. Tem lógica, mas acabam sendo vítimas do próprio invento, pois os tubarões querem justamente ter todo o controle da situação. O efeito manada, com regras estabelecidas para todos, deixa uma certa gordura para ser repartida. Mas é pouco e em geral fica com as corretoras. Para movimentos de maior volume negociado, como a própria entrada e saída de recursos da bolsa, a lógica começa a ter um pouco mais de eficiência. Mais volume = menor margem para manipulação. 
É um jogo de ganha-perde. Em geral eles perdem. 

> Investidores: Investem em valor real da empresa e suas reais perspectivas para o futuro. Em geral, acumulam fortunas no longo prazo e não se importam com os movimentos especulativos dos tubarões. Ficam até felizes com os movimentos de baixa, pois conseguem comprar empresas por valores bem menores que seu valor intrínseco. 
Não é um jogo e não há adversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário